A IMPORTÂNCIA DA PÁSCOA

05/04/2012 18:32

Páscoa: A festa de Cristo e não do Coelho da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Para entendermos a Páscoa cristã, vamos, sinteticamente, buscar sua origem na festa judaica de mesmo nome. O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo (Ex 12.1-28). Por essa festa, a mais importante do calendário judaico, o povo celebra o fato histórico de sua libertação da escravidão do Egito acontecido há 3.275 anos, cujo protagonista principal desse evento foi Moisés no comando de seu povo pelo mar vermelho e deserto do Sinai.
Porém, a Páscoa é uma data que se transformou em uma festa comercial, fazendo com que muitos se esqueçam da verdadeira razão da comemoração: Jesus Cristo.
É talvez uma das celebrações cristãs mais importantes no mesmo tom do Natal. Uma vez que o Natal marca o nascimento de Cristo e a Páscoa aponta para nós o sacrifício Dele no calvário, substituto no nosso lugar e o cumprimento da missão Dele. O cristão olha a Páscoa não apenas como uma celebração religiosa, mas como a marca da sua salvação em Cristo Jesus.
Os pais devem ensinar os filhos que estes são símbolos meramente comerciais. Não concordo em radicalizar com os pequenos e dizer para não comprar o ovo de chocolate. Acredito que seja um momento de confraternização, entendendo também que deve ser dito para as crianças que o ovo de chocolate é um símbolo. Que o verdadeiro sentido da Páscoa é a libertação pelo sangue de Jesus. Na Páscoa judaica haveria de ser morto todo ano um cordeiro. Cristo foi o último cordeiro, o que fez o último sacrifício. Agora não é necessário mais a morte do cordeiro, agora basta crer em Cristo como salvador. Crer que Ele morreu, foi sepultado e mais: Ressuscitou por nós.

A Páscoa deve ser comemorada corretamente, ensinando a família e aos filhos os sinais e a evidência da remissão do pecado em Cristo Jesus. O simbolismo da Páscoa para os judeus é a libertação do Egito, para os cristãos é a libertação do pecado para uma nova vida em Cristo.
A igreja precisa ser neste momento uma instituição educativa para que a comunidade entenda o que foi a páscoa para os judeus, e entenda o que a páscoa foi para nós hoje, que não tem nada a ver com a páscoa judaica, que aponta para a remissão completa que haveria em Jesus. Hoje não precisamos de um cordeiro a cada ano, hoje temos Cristo que foi o último cordeiro, que fez o sacrifício para salvação da humanidade.